Mesa Redonda sobre o Fundo Rotativo para a Água e Saneamento

Pasta fasa 13O Governo de Cabo Verde realiza amanhã, dia 9 de junho, uma Mesa Redonda sobre o Fundo Rotativo para a Água e Saneamento, a ter lugar no Hotel Praia-mar, pelas 9:00. O evento será presidido pelo Presidente da República de Cabo Verde, Dr. Jorge Carlos Fonseca.

Cabo Verde desde sempre vem lutando contra a problemática da água que constitui um dos maiores desafios do país. Devido a sua localização na zona do Sahel caraterizada pela sua extrema aridez, o país recebe uma limitada precipitação de chuvas, a uma média de 230 mm por ano, e somente 13% dessa precipitação contribui para a alimentação das águas subterrâneas, que aliás, vêm diminuindo de ano para ano, como consequência do défice de recarga.

Em consequência, Cabo Verde depende cada vez mais da água dessalinizada para o consumo, 80% da água para o consumo doméstico no país é dessalinizada, e com um elevado custo de energia implicando diretamente na tarifa da água considerada uma das mais elevadas em África.

Tendo em conta o engajamento que os parceiros de Cabo Verde têm dispensado ao setor da água e saneamento, o Governo de Cabo Verde visa realizar esta Mesa Redonda com o objetivo de apresentar a visão para o sector na nova conjuntura financeira, os desafios para a consolidação da reforma do setor e objetivo a apresentação da visão do Governo para o sector na nova conjuntura financeira, os desafios para a consolidação da reforma do setor, assim como o desiderato da criação do Fundo Rotativo de Água e Saneamento como instrumento de financiamento ao setor nos próximos 20 anos.

Esperam-se como resultado da mesa redonda a obtenção de subsídios para finalização dos documentos chave para criação e institucionalização do fundo sectorial para água e saneamento, o engajamento dos parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde na operacionalização do fundo rotativo setorial, seja através da disponibilização de assistência técnica e capacitação do pessoal ligado ao fundo, bem como a obtenção de compromissos, em matéria de recursos financeiros, no valor de EUR 100 milhões para alavancagem do Fundo Rotativo a medio e longo prazo.

Mais informações no link seguinte: Brochura Mesa Redonda FASA

© 2017, FASA - Fundo de Água e Saneamento. Todos os direitos reservados.